Unifeso - Curso de engenharia Civil é “Um passaporte para o mercado de trabalho”

Curso de engenharia Civil é “Um passaporte para o mercado de trabalho”

12-01-2024

Em meio a desafios tecnológicos e mudanças nas demandas da sociedade, o mercado de trabalho para engenheiros civis está aquecido e oferece oportunidades estimulantes. Estudantes e egressos do curso de Engenharia Civil do Unifeso têm encontrado grandes chances de alavancar a carreira, graças às potencialidades e competências adquiridas ao longo da graduação.

De acordo com a coordenadora, Eliane Mesquita, o curso recebe, semanalmente, ofertas de vagas para estagiários de Engenharia Civil. “Isto, pra mim, é reflexo da alta demanda por profissionais que o setor requer. Cursar Engenharia Civil no Unifeso é, com certeza, um passaporte para o mercado de trabalho. O curso conta com professores altamente qualificados, laboratórios com equipamentos de última geração, além de aulas práticas e visitas técnicas nas mais variadas disciplinas”, destacou Eliane.

Para quem quer seguir nesta área, a adaptação às novas tecnologias, a incorporação de práticas sustentáveis e a busca por projetos desafiadores são fundamentais para o sucesso profissional. Aqueles que conseguem equilibrar as habilidades tradicionais da engenharia com as inovações emergentes estão bem posicionados para prosperar em um cenário dinâmico e promissor. É o caso do engenheiro Thiago Lima da Silva, formado em Engenharia Ambiental e Sanitária (desde 2013) e agora em Engenharia Civil (2023) pelo Unifeso. Recentemente, ele foi contratado pela nova empresa de Saneamento que vai atender às demandas do município de Teresópolis, a Águas da Imperatriz. Segundo ele, a oportunidade surgiu através de um site de vagas. “Na entrevista falei sobre o meu conhecimento, adquirido em 10 anos trabalhando na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, o que corroborou muito para a minha contratação, por vir ao encontro do perfil de profissional que a empresa buscava”, concluiu o engenheiro.

Para Thiago, ter estas duas qualificações foi um grande diferencial. “O curso de Engenharia Ambiental me trouxe grande conhecimento sobre a gestão de resíduos sólidos, análise de impactos ambientais e na elaboração de estudos ambientais, que foi aprimorado nos 10 anos que passei trabalhando na área. E o fato de ter acabado de me formar na Engenharia Civil também foi importante devido ao estudo sobre os resíduos da construção civil gerados em Teresópolis, que me trouxe um panorama atual da situação local. Ao ser indagado na entrevista sobre tal assunto, eu soube abordá-lo com bastante conhecimento técnico”, contou Thiago.

O egresso destaca ainda que “os cursos do Unifeso me ajudaram muito na desenvoltura de falar em público, e como me portar tecnicamente em uma conversa, dentro da área de estudo, o que fez com que a entrevista fluísse bem”.

A professora Vivian Telles Paim, diretora acadêmica de Ciências Humanas e Tecnológicas, comemora o sucesso dos egressos do curso e destaca que a mesma empresa está contratando e há diversas possibilidades de empregos, especialmente na área de Engenharia. “Em pouco tempo, já temos dois contratados do curso de Engenharia Civil e, possivelmente, teremos mais egressos em processo de contratação e também oportunidades de estágio”, adiantou.

Abra as portas do mercado de trabalho você também!

Unifeso está com a oportunidade para os ingressantes deste primeiro semestre: são 50% de bolsa no curso todo para quem se matricular no início de 2024 (confira o edital). Além de Engenharia Civil, tem diversos cursos nas áreas da Saúde, Tecnologia e Humanas!