Unifeso - Educação Interprofissional: Unifeso promove III Seminário PET-Saúde

Educação Interprofissional: Unifeso promove III Seminário PET-Saúde

01-09-2020

O PET-Saúde Interprofissionalidade Unifeso, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, completou, em abril de 2020, um ano de atuação na educação interprofissional. A celebração contou com o evento virtual para debater as reflexões sobre o trabalho interprofissional e as práticas colaborativas. O Seminário com o tema “III Seminário PET-Saúde Unifeso/Teresópolis: articulando práticas e saberes nas experiências em Educação Interprofissional” aconteceu nos dias 30 e 31 de julho pela plataforma google meet e contou com 273 inscritos. Participaram docentes, estudantes e profissionais de saúde tanto do Unifeso e quanto de outras instituições de ensino, reunindo participantes de Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso, Paraíba e Espirito Santo.

A abertura ficou por conta do palestrante Marcelo Viana da Costa, assessor da Equipe de Apoio e Acompanhamento aos Projetos PET-Saúde Interprofissionalidade. Ele tratou o tema "Educação interprofissional como indutora de mudanças na formação em saúde", expondo a melhor interação nos cenários de aprendizagem e prática. O palestrante trouxe também reflexões pertinentes aos eixos de atuação do PET-Saúde, citando a reorientação da formação e do trabalho como principal desafio. Acrescentou ainda que “a capacitação de docentes, a criação de um Centro da Educação Interprofissional (EIP), a sistematização dos esforços, o registro das evidências do que estamos fazendo cientificamente e a reorientação de equipes podem e são estratégias para sustentação da EIP pós término do PET-Saúde Interprofissionalidade”.

Na sequência, a professora Verônica Santos Albuquerque, reitora do Unifeso, e Flávio Luiz de Castro Jesus, secretário de Meio Ambiente, apresentaram uma reflexão sobre a importância do “Projeto Proteger: vivência interprofissional e intersetorial” em parceria com a secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis. "O Projeto Proteger traz demandas reais com capacidade de transformação da realidade pela integração intersetorial e interinstitucional, o mundo real como um grande cenário de prática, desta forma, o estudante consegue viver um protagonismo das ações com formação para o trabalho e para a cidadania. A importância de viver experiências e teorizar, ressignificando as ações, onde prática – teoria – prática fazem sentido e preparam para o mundo do trabalho”, observou a professora Verônica.

No segundo dia, a professora Joelma de Rezende Fernandes, coordenadora de Grupo de Trabalho PET-Saúde Unifeso, compartilhou a experiência interprofissional no desenvolvimento docente para iniciativas da EIP. Segundo ela, “a base de um trabalho interprofissional e mais colaborativo se perpetua quando aprendemos juntos para trabalharmos juntos, e é exatamente nesse contexto que a EIP se consolida em espaços que permitem essa aprendizagem Interprofissional”. O segundo dia contou ainda com a explanação do professor João Cardoso de Castro, das disciplinas de Filosofia e Bioética em cursos de graduação do Unifeso.

A moderadora do evento foi a professora Mariana Arcuri, coordenadora geral do projeto PET-Saúde Interprofissionalidade, que finalizou o seminário refletindo sobre “a importância desta nona edição do PET-Saúde, com destaque ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, numa ótica interprofissional, em prol e defesa da saúde pública de qualidade e efetiva para a sociedade Teresopolitana”. Esta edição vai até 2021, com o envolvimento de estudantes e docentes tutores de todos os cursos da área da saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS), preceptores e do serviço de saúde de Teresópolis.

Saiba mais:

PET-Saúde completa um ano de atividades

II Seminario PET-Saúde anuncia mudancas

I Seminario do PET-Saúde reúne estudantes na Feso Pro Arte