Unifeso - Embarque num passeio pelo Parque Montanhas de Teresópolis com a Editora Unifeso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Embarque num passeio pelo Parque Montanhas de Teresópolis com a Editora Unifeso

06-08-2020

Em julho de 2019, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) lançou o livro ‘Montanhas de Teresópolis - Parque Municipal 10 anos’, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. A intenção foi celebrar uma década de existência da maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. 

A obra está disponível na Editora Unifeso e pode ser contemplada gratuitamente, basta acessar o site. O conteúdo do livro mostra diferentes trajetórias e relações com o parque, pelo olhar de profissionais da Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis e de professores e de pesquisadores egressos do Unifeso, com a organização de Flávio Luiz de Castro Jesus, secretário de Meio Ambiente de Teresópolis e de Verônica Santos Albuquerque, reitora do Unifeso. “A produção literária deste livro foi feita a múltiplas mãos e demandou um trabalho grande de pesquisa, de organização, de revisão, de captura de imagem e de diagramação. Tudo isso em apenas cinco meses. São 11 capítulos em 276 páginas. Um livro para ser lido, apreciado e vivido”, disse Verônica.

Neste fim de semana, dia 8 de agosto, o Parque vai ganhar um segundo livro comemorativo: “AdmirAves - Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis” (saiba mais aqui)



Criação do Parque

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi criado por meio do decreto 3.693, de julho de 2009, o que representou um passo de enorme relevância para a conservação da biodiversidade da Região Serrana do Rio de Janeiro. O parque possui 4.397 hectares, correspondendo a 18 vezes o tamanho do bairro do Alto. O local abriga uma vasta área de Mata Atlântica, fonte de aprendizado, de admiração e, principalmente, de preservação. A criação do parque afastou da área extratores de pedras e outras práticas criminosas. Trata-se de um campo vasto para pesquisas e descobertas, além de fonte de entretenimento, com dezenas de vias de escalada e muitas alternativas de atividades desportivas sustentáveis, além de infinitas possibilidades para o exercício da educação ambiental. 



Por Giovana Campos



 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.