Unifeso - Envolvidos nos projetos Proteger Teresópolis e Proteger Rural relatam experiências

05-12-2022

Em meio a muito trabalho, aprendizados e desafios, mais uma fase do Projeto Proteger Teresópolis e a primeira fase do Proteger Rural foram concluídas no fim deste ano de 2022. Para compartilhar as experiências deste ciclo, estudantes e professores participantes do projeto foram a apresentação dos resultados obtidos neste período, com a participação de representações sociais dos bairros atendidos pelos projetos, bem como autoridades municipais. O encontro aconteceu no último dia 23 de novembro, no Auditório 1 do campus Antonio Paulo Capanema de Souza do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

“Só neste ano foram cerca de 1600 residências visitadas, graças aos estudantes que fazem acontecer com as coletas de dados, e agradeço à Defesa Civil a aos professores que acompanham todos este trabalho. A base de dados do Proteger tem servido para o setor público como consulta, e já tivemos que enviar para a prefeitura e para o Ministério Público, por exemplo, parte das nossas coletas de dados, isso gera informações importantes para o executivo da cidade”, colocou a professora Roberta Montello Amaral, Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Unifeso.

“O trabalho de vocês é muito mais amplo do que, simplesmente, um trabalho acadêmico. É um trabalho de produção de informações que são relevantes para a tomada de decisão do poder público junto à sociedade, justamente a que tem a maior dificuldade possível”, notou o Coronel Albert Andrade, secretário de Defesa Civil de Teresópolis.