Unifeso - Estagiários do NPJ fazem visita guiada em órgãos de atuação jurídica da cidade

Estagiários do NPJ fazem visita guiada em órgãos de atuação jurídica da cidade

31-05-2022

No último mês de maio, os professores/orientadores do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito do Unifeso, acompanhados da supervisora Christiane Vaz Sá Viana, realizaram uma semana com atividades para o estágio curricular envolvendo as quatro áreas de atuação do NPJ, que são Criminal, Cível, Trabalhista e Família. A Visita Orientada/Guiada é uma atividade semestral do curso, que acontece em órgãos de atuação jurídica em Teresópolis.

Os estagiários, acompanhados dos professores Ana Carolina Conceição, Josimar Domingues, Jucinéia Granito da Rosa, Paulo Cruz Júnior, Rafael Laginha, Renato Netto e Ricardo Lobato, puderam conhecer melhor a estrutura, o funcionamento e o acesso a alguns órgãos de atuação jurídica em Teresópolis, sendo eles a sede da Subseção da OAB-Teresópolis, a 110ª Delegacia Legal e a Vara Federal.

Nestas visitas, os estagiários foram acolhidos, respectivamente, pelo presidente da seccional, Dr. Edio de Paula Júnior, conselheiros da nova gestão da OAB, advogados representantes da OAB Jovem e, ainda, pelas autoridades de Polícia Judiciária em exercício, como o delegado Titular Dr. Marcio Dubugras, o delegado Adjunto Dr. Diego Salarim, o comissário André Luis Antônio de Souza e, ainda, o Juiz Federal titular da Vara em funcionamento em nossa cidade, o Exmo. Dr. Caio Taranto, que, inclusive, compõe o quadro de docentes do curso de Direito da Unifeso.

A professora Christiane Vaz Sá Viana contou que as visitas foram registradas por fotos in loco, e os estudantes puderam observar e entender melhor os mecanismos de acesso e a importante função que esses órgãos exercem, tanto no que concerne ao cumprimento do acesso à justiça pelo cidadão, o relevante papel do profissional da advocacia e ramificações afins que o direito os proporciona, e ainda na segurança jurídica e efetividade das normas estudadas durante o curso de direito.

“A experiência torna possível que o estudante visualize, na prática, as carreiras que o curso de Direito oferece e o o quão importante é o adequado funcionamento das instituições na nossa sociedade e sua parcela de responsabilidade no cumprimento e na execução da letra da Lei”, destacou a professora Christiane.