Unifeso - Estudante de Direito é selecionado para programa de Intercâmbio do Supremo Tribunal Federal

01-06-2022

Weslley Tuão Vicente ainda não concluiu os estudos em Direito, no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), mas já coleciona conquistas. Ele foi aprovado no programa de Intercâmbio do Supremo Tribunal Federal, chamado “Por dentro do Supremo”, que aconteceu de 10 a 13 de maio.

Esta foi a segunda edição do intercâmbio, que tem abrangência nacional e cujos objetivos são aproximar estudantes de graduação e de pós-graduação da história e do funcionamento do Tribunal, proporcionar experiência teórica e prática acerca dos processos de trabalho desenvolvidos na Corte e incentivar a pesquisa e a produção acadêmicas. O programa conta com 25 vagas para alunos da graduação e 10 para pesquisadores da pós-graduação.

Weslley é estudante do 9º período. Ele se inscreveu nas duas edições e foi selecionado para a última. As atividades do programa de intercâmbio foram desenvolvidas durante uma semana, de forma on-line, em razão da necessidade de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19.

“As atividades e as palestras foram promovidas por renomados juristas brasileiros que abordaram temas atuais e relevantes para a formação acadêmica de operadores do Direito, como o exercício da jurisdição constitucional com seus desafios e objetivos, mecanismos de controle de constitucionalidade, uso de ferramentas tecnológicas na aplicação do Direito, liberdade de expressão, garantias processuais penais, proteção aos direitos fundamentais, combate à desinformação, jurisdição internacional e tópicos relativos à dinâmica de julgamento, processamento e funcionamento administrativo do Supremo Tribunal Federal, entre outros”, contou o estudante.

Dentre os momentos mais marcantes do intercâmbio, ele destacou a convivência com os assessores, juízes auxiliares e juízes instrutores dos gabinetes de Ministros do Supremo Tribunal Federal. “A participação em projetos de intercâmbio acadêmico, como o promovido pelo STF, é a oportunidade de aliar os fundamentos teóricos do Direito com a prática jurídica, neste caso, com a realidade do trabalho exercido pela mais alta Corte do país, na missão de defesa da Constituição e do ordenamento jurídico nacional. O programa “Por dentro do Supremo” aproxima o estudante do Supremo Tribunal Federal e de temas caros ao Direito contemporâneo, de forma a impactar sua trajetória acadêmica e profissional”, disse Weslley.

Ele ressaltou que representar o Unifeso em uma atividade tão relevante promovida pelo Supremo Tribunal Federal foi uma oportunidade única e experiência honrosa. “Nosso curso foi representado em distinto evento acadêmico, no qual figuraram estudantes selecionados dentre as mais prestigiadas universidades do Brasil por meio de concorrido certame, o que, para mim, é motivo de grande orgulho. Participar do intercâmbio acadêmico do STF é motivação especial para o desenvolvimento de novas pesquisas e atividades acadêmicas e reconhecimento do empenho do Unifeso no processo educacional de seus estudantes”, afirmou.