Unifeso - O futuro do médico começa no hospital próprio de ensino

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




O futuro do médico começa no hospital próprio de ensino

13-11-2020

Fundamental para a formação dos estudantes na Saúde, além de proporcionar contato com a prática profissional, um hospital próprio de ensino leva o acadêmico a entender sobre o funcionamento interno de um hospital, desenvolver pesquisas, conhecer as novas tecnologias e equipamentos, além de compreender a importância de um atendimento humanizado aos pacientes. E uma formação a partir da prática e da humanização é um dos principais diferenciais do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). 

Com 50 anos formando médicos competentes e especialistas em diferentes áreas, conta com um hospital próprio de ensino onde o aluno é inserido na prática ao longo da sua formação. A unidade própria é o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), hospital geral, conveniado ao SUS desde 1972, e o principal cenário de prática dos cursos da área da saúde, contemplando os estudantes dos cursos de Medicina, além de ser credenciado em programas para as residências de Anestesiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Medicina de Família e Comunidade; Medicina Intensiva; Obstetrícia e Ginecologia; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria e Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica. A unidade abriga também o Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Bucomaxilofacial.

Os hospitais de ensino, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), “são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para as diversas patologias. Isso garante melhores padrões de eficiência, à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os programas de educação continuada oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo o sistema de saúde”.

No HCTCO, os estudantes podem atuar de forma prática sob a supervisão de profissionais formados e experientes. Também é um fomento à ciência, já que estas vivências também culminam no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde por professores e estudantes, que submetem relatos de caso em eventos nacionais e internacionais.

Atendimentos e exames em em diversas especialidades

Além de uma infraestrutura completa para atendimentos de urgência e emergência, internação, exames, procedimentos cirúrgicos dos mais simples aos mais complexos, os estudantes de Medicina também contam com uma unidade ambulatorial própria: o Centro Médico do HCTCO. 

A unidade é considerada um dos mais importantes cenários vivos do curso de Medicina do Unifeso, onde o estudante tem a oportunidade de consolidar seu seu aprendizado na prática, a partir do contato direto com o paciente. Lá, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar o atendimento a pacientes em diversas especialidades.

Com uma infraestrutura moderna e confortável e postura profissional acolhedora, o Centro Médico é referência quando o assunto é qualidade no atendimento, tanto para seus funcionários quanto para a comunidade de Teresópolis. Nesta semana, instalou-se em um novo endereço, bem no centro de Teresópolis, para receber melhor os pacientes e proporcionar mais comodidade para médicos e estudantes. Saiba mais aqui.

Comece sua carreira sendo MedTerê

A maior e melhor infraestrutura da Região Serrana para o ensino e aprendizagem está no Unifeso. Lembrando que as inscrições para o Vestibular de Medicina Unifeso 2021.1 estão abertas, pela Prova On-line e Enem. Inscreva-se por aqui!



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.