Unifeso - Nappa promove palestra e desenvolve cartilha para conscientização do Autismo

Nappa promove palestra e desenvolve cartilha para conscientização do Autismo

12-05-2021

Abril foi o mês da conscientização do Autismo, cuja data é celebrada no dia 2. Para falar sobre o tema, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) levou à comunidade acadêmica a palestra on-line “Os impactos da pandemia da Covid-19 no universo do autismo”. Foi uma oportunidade para refletir sobre os impactos da pandemia no comportamento dos autistas e discutir as questões de confinamento e de quebra de rotinas.

A palestrante convidada foi Juliana de Araújo Portes Guedes, fonoaudióloga e fundadora do Instituto Allma Incluser, primeira clínica terapêutica multidisciplinar focada em reabilitação de Teresópolis. “Com a pandemia, de um dia para o outro, tivemos que interromper os atendimentos presenciais. Só conseguia pensar como um autista conseguiria ficar sem rotina, sem escola, sem terapia. E foi quando trouxemos mesmo a família dos pacientes para perto. Passamos a ouvir mais a família e a colocá-la dentro do processo. E foi a melhor coisa do mundo. Empoderamos as famílias dos pacientes para serem os protagonistas da história e mostrar que elas não precisam de alguém que fique o tempo todo com o paciente, mas de alguém que faça a mediação. Com a pandemia, ficou claro que jornada da criança só acontece se tiver junto da jornada da família”, explicou Juliana.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Existem três níveis de gravidade e cada um deles necessita de um tipo de apoio.

Cartilha

Para esmiuçar o TEA e orientar quanto ao auxílio aos estudantes com essa condição, o Nappa desenvolveu uma cartilha com o objetivo de contribuir para a melhor compreensão dos casos, tanto pelos estudantes como pelos professores que os acompanham. A cartilha faz parte da série Minutos do Saber, que trata dos temas Deficiência Física, Deficiência Auditiva, Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Dislexia. O objetivo do material é instrumentalizar o corpo docente e discente a respeito da diversidade na acessibilidade. Dessa forma, busca-se o melhor desenvolvimento acadêmico dos estudantes e o auxílio aos professores, disponibilizando informações e estratégias para acompanhar o estudante durante a sua trajetória.

Confira a cartilha sobre TEA aqui. Veja todas as cartilhas da série Minutos do Saber.