Unifeso - Tecnologia dá a tônica dos novos laboratórios de prática dos cursos da Saúde

Tecnologia dá a tônica dos novos laboratórios de prática dos cursos da Saúde

03-06-2022

Quando o aluno inicia uma graduação está em busca de crescimento e da melhor formação. E quando se fala em Medicina, esta preocupação é constante, pois a profissão exige uma atuação minuciosa. Por isso, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) investe em recursos que possibilitem a melhor formação médica, tanto na parte prática como na teórica.

O curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) está passando por uma modernização no processo de ensino. A reestruturação vai além da aprendizagem e abrange toda a parte de infraestrutura, também utilizada por outros cursos da área da Saúde.

Para deixar o MedTerê mais atualizado para a atuação no mercado de trabalho, o Unifeso investe em laboratórios modernos e especializados para o ensino médico, com equipamentos de ponta, que podem ser utilizados pelos alunos para estudo fora dos momentos de aulas, como em monitorias e atividades de pesquisa, por exemplo. Toda esta nova infraestrutura está sendo repaginada e deve ficar pronta até o fim deste ano.

O Laboratório Anatômico, por exemplo, era composto por um grande salão, com capacidade para 60 estudantes, e por um salão menor, que servia como área de tutoria. O novo espaço vai oferecer dois laboratórios, cada um com capacidade para 50 estudantes. Junto ao laboratório de Anatomia, onde os estudantes estudam as peças sadias, estará o laboratório de Anatomia Patológica, que apresenta as peças com patologias, como, por exemplo, o pulmão de um fumante. Neste laboratório, também estará inserida uma das plataformas anatômicas multidisciplinares 3D, na qual o aluno poderá estudar a parte histológica, complementando a parte anatômica, e até fazer uma necropsia virtual.

“Os laboratórios de Anatomia, Anatomia Patológica e Histologia são integrados, apresentando a parte morfológica. Antes, estes laboratórios ficavam distantes, após a reforma eles ficarão praticamente um ao lado do outro para darem suporte entre si”, explica Alessandra de Souza Cordeiro, chefe dos Laboratórios da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (Dacs).

Segundo ela, a cereja do bolo será a integração do laboratório de Habilidades com os laboratórios de Bioquímica e de Microbiologia, que também estão sendo modernizados. “Teremos um complexo de laboratórios. Sairemos de uma estrutura de seis laboratórios para uma de 30. Haverá o total de 12 salas de simulação, que serão adaptadas de acordo com a atividade proposta. Destas, quatro serão salas de alta complexidade, que contarão com uma área de comando do professor e outra onde o aluno executará a atividade”, conta.

O professor ficará na área de comando dando as instruções para o estudante e fazendo um check-list das ações que o estudante desenvolveu no paciente. “Para isso, também estamos adquirindo novos manequins e software próprio, que indicará ao professor se o aluno aferiu corretamente a respiração e a pressão do manequim, por exemplo”, adianta Alessandra.

A chefe dos Laboratórios também diz que toda a infraestrutura contará com os mesmos equipamentos do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO), o hospital próprio de ensino do Unifeso, e que também estão sendo adquiridos manequins sofisticados, capazes de simular choro, condições clínicas, complicações de parto, eliminar secreções, entre outros.

Novas enfermarias de alta complexidade também estão sendo construídas. No total, serão seis: uma de simulação de UTI Neonatal, outra UTI Obstétrica e Ginecológica e quatro de simulação de pacientes em tratamento intensivo. “As enfermarias de simulação serão compostas por arquibancadas. Os estudantes entrarão e poderão sintonizar num headphone a atividade da enfermaria que querem estudar. Haverá também TVs que mostrarão as informações dos monitores de dentro das enfermarias”, conta Alessandra.

Ela destaca, ainda, o SOI (Sistema Orgânico Integrado) Tecnológico, que será composto por uma mesa de cinco metros de comprimento com várias tomadas para que o aluno conecte seu notebook ou tablet para fazer as discussões e feedbacks de casos. A sala poderá ser dividida ou aberta, dependendo da dinâmica que o professor propuser.

“O mundo está mudando e temos que acompanhar a modernização. O perfil do estudante hoje é completamente diferente, a pandemia da Covid-19 ajudou na evolução da tecnologia, e precisamos acompanhar isso. Inclusive, teremos atividades com a utilização em óculos 3D, que vai possibilitar a navegação por dentro dos órgãos, por exemplo. Apesar de ser uma interatividade virtual ela é muito próxima do real. E isso é muito importante para todos os cursos da área da Saúde”, lembra Alessandra.

Vestibular de Medicina com inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular de Medicina do Unifeso estão abertas para ingresso no segundo semestre de 2022. São ofertadas 20 vagas para a modalidade Prova On-line. Confira aqui o edital e inscreva-se.