CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Entenda o que é CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) é formada por representantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil e tem a finalidade de realizar, acompanhar e tornar pública a avaliação desta Instituição de Ensino Superior (IES). A Autoavaliação Institucional é um processo dinâmico de caráter ativo proporcionando o aprimoramento dos processos de gestão e planejamento assim como o fortalecimento do Unifeso.

Histórico da Autoavaliação Institucional

No Unifeso, a primeira iniciativa em relação à avaliação institucional ocorreu no ano 2000, por meio do Grupo de Incentivo à Autoavaliação Continuada (GIAC) que determinou, à época, a criação da Comissão Permanente de Avaliação, antecipando-se às exigências oficiais do Ministério da Educação. Em 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) estabeleceu, oficialmente, as diretrizes, os critérios e as estratégias para o processo de avaliação institucional sendo então neste momento estabelecido no UNIFESO, a Comissão Própria de Avaliação-CPA.
 

Fale Conosco

E-mail: cpa@unifeso.edu.br
Telefone: (21) 2641-7241

Projetos da CPA

Avaliação Docente

No Unifeso, a Avaliação Docente tem como princípio seu caráter formativo e não punitivo, e é utilizada como um potente instrumento de diálogo e de melhoria contínua na qualidade do ensino.

Teste de Progresso

Avaliação anual para todos os cursos do Unifeso, com o objetivo de acompanhar o crescimento cognitivo do aluno ao longo da sua formação acadêmica, orientado por competências esperadas para o final da graduação. Pelo seu caráter formativo não obteremos punição ou premiação e sim a correção de rumos individualmente para o estudante e coletivamente para o projeto do curso.

Avaliação dos PPCs

Considerando que o Projeto Pedagógico do Curso - PPCs é um instrumento dinâmico que deve ser constantemente atualizado, o UNIFESO realiza periodicamente a avaliação destes projetos com o propósito acompanhar seu processo de elaboração e implementação possibilitando o acompanhamento da organização pedagógica dos cursos.

Pesquisa CPA

Pesquisa realizada trienalmente que abrange toda a IES por meio da avaliação da comunidade acadêmica interna e externa, no qual as dez dimensões preconizadas pelo SINAES são contemplados em cinco eixos avaliativos:

NPS

A realização da pesquisa NPS possibilita a geração de subsídios para o planejamento institucional, identificando historicamente o grau de satisfação dos usuários e a implementação de ações de melhoria.

Avaliação da Educação
On-line

Este projeto contempla a avaliação da educação on-line mediante o que está previsto no Projeto de Desenvolvimento Institucional - PDI e nos Projetos Pedagógicos de Cursos - PPCs.

Avaliação da
Pós-Graduação

Avaliação anual dos cursos de pós-graduação.

Avaliação dos Egressos

Realizada com objetivo de correlacionar a formação dos cursos de graduação e a inserção do egresso no mercado de trabalho.

Estrutura Organizacional

Autoavaliação Institucional

Relatório 2021-2023
Resultado Avaliação Docente 2023
Resultado Pesquisa NPS 2023
Programa de Autoavaliação Institucional
Relatório 2005
Relatório 2006 - 2008
Relatório 2010 - 2012
Relatório 2013 - 2016
Relatório Parcial 2016
Relatório 2017
Relatório 2018
Relatório 2018 - 2020
Relatório 2019
Relatório 2021
Relatório 2022

Pesquisa CPA

Edital do Processo Seletivo Pesquisadores CPA
Inscrições Pesquisadores CPA
Inscrições Homologadas CPA
Resultado Pesquisadores CPA

Composição da CPA

Relação dos Membros da CPA

Eleição Novos Membros CPA

Edital para Renovação dos Membros da CPA
Ata de Resultado CPA

Livros CPA



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.