Unifeso - Feso participa de Encontro Nacional de Fundações de Direito Privado

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Feso participa de Encontro Nacional de Fundações de Direito Privado

24-03-2022

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) marcou presença no Encontro Nacional de Fundações de Direito Privado, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), dia 21 de março, no Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV. A programação incluiu painéis sobre viabilidade econômica e globalização; controle fundacional contemporâneo; aspectos legais de governança, compliance, Lei Geral de Proteção de Dados, nova lei de licitações e profissionalização de quadros técnicos; atividades fundacionais relacionadas à educação, à cultura e à saúde; e atividades fundacionais ligadas à religião, à arte, à comunicação e ao social. O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de Fundações de todo o país.

Na ocasião, foi ambientado um rico debate acerca do terceiro setor, com uma perspectiva nacional, contemporânea e holística sobre o tema. “O evento trouxe a necessidade de uma modernização do entendimento do que que é o velamento, termo que usam para o controle e fiscalização do Ministério Público sobre as fundações, saindo desta lógica do controle e de gestão da fundação para algo que vá ao encontro do diálogo, de forma a garantir as finalidades sociais e a saúde financeira das fundações. Foi um encontro muito enriquecedor”, contou a professora Verônica Santos Albuquerque, reitora do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), que participou do evento representado a Instituição, juntamente com os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, diretor Geral da Feso; Jorge Bragança, presidente do Conselho Cultural do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA); e Edenise Antas, diretora de Ensino a Distância no Unifeso.



O acompanhamento das fundações pelo Ministério Público, em especial pela Promotoria de Justiça de Fundações, também conhecida por Curadoria de Fundações, abrange aspectos de ordem administrativa e judicial. A Feso recebeu, no último dia 3 de março, a visita da Curadoria das Fundações (Confira aqui a matéria). Na ocasião, representantes da Feso receberam o Exmo. Sr. Dr. José Marinho Paulo Júnior, Promotor de Justiça designado junto à 2ª Promotoria de Justiça de Fundações do Ministério Público do Rio de Janeiro, que fez o convite para a Instituição participar do encontro como expositora.

Em seu estande, a Feso, através do CCFPA, encantou os visitantes com seus trabalhos de Tecelagem e Gravura, entre outros resultados dos cursos livres do CCFPA, informativos sobre a história da Pro Arte, documentações, trabalhos de extensão do Unifeso que ilustram as riquezas naturais da região Serrana do Rio de Janeiro, telão com vídeo institucional e mimos para os visitantes.

Para a violista Deborah Cheyne, da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), foi uma oportunidade de resgatar boas lembranças e de ter acesso ao material que conta a história da Pro Arte. “São muitas informações interessantes que me levam pelo tempo e quero mergulhar neste material. Foram tantas pessoas importantes que passaram pela Pro Arte e é preciso este reconhecimento, é um relevante trabalho de resgate, de registro e de organização de todas estas informações”, destacou Deborah. Ela relembrou que, há muitos anos, participou de um dos seminários internacionais da Pro Arte. “Os cursos de férias eram de referência e foram de uma importância enorme para a formação dos músicos daqui do Rio de Janeiro, pois traziam bons professores, em um ambiente de qualidade e intensidade com muitas atividades e bons concertos. A Pro Arte foi fundamental para uma geração enorme de bons músicos”, avaliou a musicista. 



A Feso é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, à qual cabe a gestão financeira e patrimonial de todas as suas unidades acadêmicas, assistenciais e administrativas. Tem por finalidade instalar e manter estabelecimentos de ensino de todos os graus, especialmente de nível superior; criar e manter serviços educativos e assistenciais; promover e incentivar a difusão das iniciativas, eventos e realizações de caráter cultural, instalando e mantendo órgãos especializados para este fim; promover cursos, seminários, simpósios e conferências de cunho educacional e criar e manter centros de pesquisas nos diversos campos de suas atividades. De acordo com o professor Jorge Bragança, “a Feso está tomando um curso muito forte atualmente, e o fato de ter uma outra fundação junto, o Centro Cultural - antiga Fundação Pro Arte, integrando a cultura e a educação, traz força e dá uma visibilidade muito grande para todo o Brasil. São poucas as universidades que dispõem de um centro cultural”, notou o professor Jorge Bragança.



Por Giovana Campos 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.