Unifeso - Professora do curso de Fisioterapia tem trabalho premiado em congresso internacional

19-06-2023

A professora Adriana Lopes da Silva Vilardo, do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), esteve, de 19 a 23 de maio, no American Thoracic Society 2023 (ATS2023) International Conference, em Washington, nos Estados Unidos. Na ocasião, ela apresentou o trabalho “Pressure-support Compared to Pressure-controlled Ventilation Improves Cardiorespiratory Function and Mitigates Brain Endothelial Cell Damage in Experimental Acute Ischemic Stroke”, que foi premiado.

O ATS2023 é um congresso mundial, que recebe cerca de 13 mil participantes. O evento anual da American Thoracic Society envolve a temática de saúde global avançada em pesquisas; atendimento ao paciente e saúde pública em doenças pulmonares crônicas, como asma e DPOC; doenças críticas, como câncer de pulmão, sepse e insuficiência respiratória aguda; e distúrbios do sono.

O trabalho da professora Adriana foi escolhido pela Critical Care Society para receber um prêmio de incentivo. “Pacientes com lesão cerebral aguda (ABI), incluindo acidente vascular cerebral isquêmico, são frequentemente admitidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e podem necessitar de suporte respiratório para proteger as vias aéreas e garantir a troca gasosa arterial. No entanto, há falta de consenso sobre como definir os parâmetros ventilatórios em pacientes sob ventilação mecânica. Assim, o objetivo do meu estudo foi avaliar os efeitos da ventilação mecânica protetora (VT=6ml/kg) sob os dois modos ventilatórios mais usados à beira leito, a ventilação assisto-controlada (PCV) e a ventilação com pressão de suporte (PSV) em dois níveis diferentes de PEEP (2 e 5 cmH2O) sobre danos pulmonares e cerebrais em AVC isquêmico agudo experimental”, explicou a professora.

O trabalho dela foi selecionado junto com outros 19, dentre todos os outros que foram submetidos ao congresso e pertenciam a Sociedade de Cuidados Intensivos. Esta foi a terceira vez que Adriana participou do evento e, em todas as edições, recebeu algum tipo de premiação pelos trabalhos que apresentou.