Unifeso - Resíduos sólidos e Meio Ambiente: Unifeso desafia comunidade a criar conteúdo para campanha e ao consumo responsável

02-06-2022

A Semana Nacional do Meio Ambiente sempre ocorre na primeira semana de junho. A data foi escolhida por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. E para celebrar a data, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) convida a toda a comunidade acadêmica e a população de Teresópolis a participarem, entre os dias 5 e 11 de junho, da 9ª Semana do Meio Ambiente Unifeso.

Neste período, acontecerão diversas atividades, como palestras, podcasts, produção de reels pela comunidade acadêmica, entre outras.

Para o Unifeso, conforme consta em seu PDI 2018-2022, este ano está reservado para a proposição de ações em que a comunidade reflita sobre a relação dos resíduos sólidos e o Meio Ambiente. O esperado é que a comunidade em geral se atente em observar e em discutir a Agenda 2030 e, especialmente, o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12: Consumo e Produção Responsáveis.

O reels, a ferramenta de vídeos própria do Instagram, também será uma forma de disseminar informações e de ajudar na conscientização em prol do meio ambiente. De 5 a 10 de junho, o Unifeso lança uma campanha para estudantes, professores e funcionários, assim como para o público em geral, criarem um vídeo no formato de reels e postarem marcando o @feso.unifeso com a tag #salaverde em alusão às comemorações do dia do Meio Ambiente, para que o conteúdo seja avaliado e compartilhado nas redes sociais da Instituição. Estudantes de graduação, além de se engajarem na causa, poderão ganhar a certificação de até 2 (duas) horas de carga horária de atividades complementares. Lembrando que o conteúdo da postagem deve obedecer ao tema trabalhado na proposta para a 9ª Semana do Meio Ambiente Unifeso 2022. Os estudantes do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) também poderão participar dos eventos, representados por seus pais ou responsáveis, quando menores de 18 anos ou, através dos próprios perfis nas redes sociais, quando maiores de 18 anos.

Nos dias 7, 8 e 9 de junho, acontecerá outra campanha, a do Unifeso sem plástico, quando todos serão desafiados a experimentarem uma rotina sem o uso dos descartáveis, ao longo destes três dias. A intenção é chamar a atenção para um grande problema gerado pelo consumo desmedido e suas consequências para o planeta: o excesso no uso dos plásticos em nosso dia a dia.

O objetivo geral da 9ª Semana do Meio Ambiente Unifeso é o de promover a reflexão e a consciência de envolvidos e participantes sobre o problema dos resíduos sólidos. Como objetivos específicos, espera-se que sejam estimulados debates entre os estudantes do Ceso;  ponderações entre os estudantes do Unifeso; reflexões entre os funcionários da Instituição; mudanças comportamentais referentes ao uso e ao descarte de resíduos sólidos; e repercussões na sociedade de Teresópolis e em seu entorno. Ao longo da semana, diversas outras atividades serão realizadas nos campi.