CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS




Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade do UNIFESO é subordinado à Pró-Reitoria Acadêmica e tem como finalidade atender as demandas dos estudantes com dificuldades psicopedagógicas e/ou necessidades especiais, garantindo o acesso e o acompanhamento das atividades acadêmicas.
O apoio dos profissionais do NAPPA proporciona ao estudante conhecer melhor as suas características e potencialidades, buscando seu desenvolvimento pessoal e acadêmico, com foco em questões surgidas ao longo do curso e relacionadas às peculiaridades de cada formação profissional.

O setor possibilita a inserção, acompanhamento e acessibilidade de estudantes que apresentam:

Mobilidade reduzida;
Necessidades físicas, neurológicas ou sensoriais;
Pessoas com transtornos de espectro autista;
Pessoas com problemas de aprendizagem como: dislexia, TDA, TDAH e outros.

Para tal o UNIFESO desenvolveu um Programa de Acessibilidade que conta com:

Uma Sala de Recursos Multifuncionais para o trabalho com os estudantes atendidos no programa e disponibiliza os seguintes equipamentos:

Lupa
Reglete
Computador com Softwares para pessoas com baixa visão e outras necessidades
Máquina de escrever Perkins Braille
Cadeira de rodas
Gravadores
Notebook

Para cada estudante que faz parte do Programa é elaborado:

Plano Individualizado de Atendimento ( PIA ) - este é um planejamento individualizado, periodicamente revisado e avaliado, contendo informações do aluno tais como: interesses, possibilidades, conhecimentos do estudante, necessidades e prioridades de aprendizagem (como ensinar, quem vai ensinar e como ensinar).
Organiza recursos, estratégias, conteúdos, busca a participação dos profissionais envolvidos, “escuta” as expectativas, estabelece os prazos/processos avaliativos e tem como o foco a construção de habilidades e competências.
Para atender e acompanhar os estudantes com deficiência auditiva, a instituição conta com três (3) intérpretes de Libras e para atender e acompanhar os estudantes com deficiência visual, conta com um ledor.