08/07/2025 11:12:44
Reconhecido pela relevância acadêmica e científica no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), o Grupo de História da Medicina (GHM) da instituição foi convidado a realizar um curso para professores e alunos da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).
Representado pelo professor de medicina do centro universitário, Daniel Pinheiro Hernandez, fundador e coordenador do GHM, e pelas médicas egressas Ligia Aurelio Vieira Pianta Tavares e Gabriela Cascardo, o grupo foi apontado pela instituição do estado do Espírito Santo como uma referência no que diz respeito ao estudo da História da Medicina, principalmente por ser uma atividade de extensão e iniciação científica no Unifeso.
Segundo o que o professor Daniel Hernandez contou, os colegas da EMESCAM gostariam de criar uma disciplina de História da Medicina naquela instituição, e, para tal, realizaram o convite para o curso de apresentação dos trabalhos desenvolvidos em Teresópolis.
Deste modo, tanto o professor quanto as colegas participantes conduziram palestras com diferentes temas, cobrindo determinadas áreas da história da medicina. “A história e sua importância para a visão acadêmica, científica e holística da medicina”; “Fatos da antiguidade que embasaram a medicina” e “Marcos da medicina brasileira” foram alguns dos assuntos abordados no encontro que ocorreu nos dias 27 e 28 de junho, no auditório da EMESCAM.
“A preparação e desenvolvimento do curso foi muito legal. Nós fomos muito bem recebidos em Vitória, e percebemos o quanto os participantes, dentre professores e alunos de medicina, ficaram empolgados com nosso trabalho com o grupo de estudos”, contou o professor Daniel Hernandez após o evento.
Grupo de História da Medicina no Unifeso
Fundado pelo professor Daniel Hernandez em 2011, dentre os principais objetivos do Grupo de História da Medicina se destacam: pesquisar e estudar a história da medicina; praticar as normas para elaboração de trabalhos científicos; apresentar trabalhos em eventos internos e externos; pesquisar, organizar e documentar a história da Faculdade de Medicina de Teresópolis (FMT); conhecer e divulgar a vida e obra dos pioneiros da FMT; divulgar a FMT e o Unifeso; e também contribuir para a formação ética e humanizada dos estudantes de medicina.
Academia Brasileira de História da Medicina
No dia 19 de maio, o professor Daniel Pinheiro Hernandez, também presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina, participou da fundação da Academia Brasileira de História da Medicina, onde assumiu a cadeira número um, cujo patrono é Ivolino Vasconcellos. A academia busca valorizar e perpetuar nomes de profissionais que contribuíram com o estudo da área no Brasil.
Por: Raphael Branco