27/08/2025 11:32:35
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu na última segunda-feira, 25 de agosto, uma palestra sobre neurodesenvolvimento para a Aula Magna do curso de Terapia Ocupacional. O evento recebeu a psicóloga e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dra. Bruna Velasques que debateu questões sobre neurodesenvolvimento.
A palestra aconteceu a partir das 19h, no campus sede do Unifeso e teve a participação de cerca de 110 pessoas incluindo alunos dos cursos de: Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia e Psicologia. Além dos estudantes, o evento também recebeu profissionais de educação da rede municipal de ensino das cidades de Teresópolis e Guapimirim; além de profissionais de saúde da região.
Sob o tema “Neurodesenvolvimento em foco: compreender para incluir, intervir e transformar”, a Dra. Bruna Velasques trouxe uma apresentação do trabalho que desenvolve a frente do Laboratório de Neurofisiologia e Neuropsicologia da Atenção, que chefia na UFRJ.
Durante pouco mais de uma hora de palestra e debate com os alunos, a profissional demonstrou um panorama acerca dos transtornos do neurodesenvolvimento – como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o TDAH, entre outros – quando permeados pela família, escola e terapias na promoção do bem-estar infanto juvenil.
“Ontem foi um dia muito especial e fiquei feliz demais com a interação e organização da atividade. As pessoas presentes, graduandos e profissionais de outras áreas, me deram um feedback muito importante sobre o quanto esse tema pode ajuda-los profissionalmente a pensar em mudanças para o sistema de saúde e educação”, disse a Dra. Bruna Velasques.
De acordo com a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, professora Danielle Aprígio, a Aula Magna foi importante para aproximar a comunidade acadêmica das discussões mais relevantes dentre profissionais que lidam com crianças e adolescentes.
“Em um cenário em que os desafios relacionados ao desenvolvimento infantojuvenil se tornam cada vez mais presentes no cotidiano das escolas, clínicas e lares, torna-se fundamental refletir sobre a importância de uma atuação interdisciplinar e colaborativa”, comentou após a palestra.
Essa reflexão alcançou profissionais que já atuam junto a esse público no dia a dia, que aproveitaram a oportunidade para discutir propostas com a convidada.
“A participação dos alunos foi incrível porque a comunidade acadêmica e a sociedade civil compreenderam a importância da discussão dessa temática que está cada vez mais presente nas nossas vidas”, reiterou a professora do curso de Pedagogia do Unifeso, Renata Lia, que foi a responsável pela mediação do debate.
Noite de Autógrafos
Ainda após a Aula Magna, os alunos e demais presentes compareceram à Biblioteca Central do campus, onde a pesquisadora autografou edições do livro “Neurodesenvolvimento infantil: entendendo o cérebro da criança e do adolescente”.
Por: Raphael Branco