Alunas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foram premiadas durante a 2ª Olimpíada de Administração. Promovida pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), a competição contou com representantes de diferentes municípios de todo o país, que participaram de provas e desafios on-line e presencial.
As estudantes do Unifeso, ambas do sexto período, Carolina Fita e Carolina Nogueira, juntaram-se a mais de 38.200 estudantes inscritos de 510 cidades brasileiras.
A competição foi dividida nos níveis “Ensino Médio/Técnico” e “Ensino Superior/Profissionais” com as provas realizadas entre os dias 2 e 6 de junho. Os exames abordaram 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): o ODS4, sobre a importância da educação de qualidade; o ODS5, sobre a defesa da igualdade de gênero; o ODS13, sobre a ação contra a mudança global do clima; e o ODS16, sobre paz, justiça e instituições eficazes.
Além das provas objetivas, a Olimpíada incluiu ainda dois desafios com os temas “Jornada Sustentável” e “Tabuleiro Sustentável”, nos quais os participantes atuaram como gestores responsáveis diante de dilemas reais relacionais aos ODS.
Unifeso ganha medalha de bronze e menção honrosa
Pela primeira vez na competição, a estudante Carolina Fita recebeu a medalha de bronze pela sua participação na Olimpíada. No estado do Rio de Janeiro ela se classificou na posição 152 de 10.346 inscritos; e em todo o país na posição 667 de 38.286 competidores.
“Tive a honra de conquistar a medalha de bronze nesta edição, resultado que representa não apenas meu esforço individual, mas também meu compromisso com os valores e transformações que a Administração pode promover na sociedade”, comentou.
Já a estudante Carolina Nogueira, participou pela segunda vez do evento e conquistou a menção honrosa. Ela destacou que a competição é uma iniciativa que valoriza a relevância do administrador para a sociedade. “A olimpíada tem um papel muito importante para os estudantes da área, pois aproxima o conteúdo da realidade do mercado, nos desafiando a pensar de forma estratégica e a desenvolver soluções para problemas do mundo corporativo diante do cenário atual”, disse.
Diante do resultado alcançado, a coordenadora do curso de graduação do Unifeso, professora Telma Freitas, percebe que a conquista da medalha de bronze e da menção honrosa é um reflexo direto da qualidade da formação acadêmica oferecida na universidade. “Esse resultado evidencia o preparo técnico, a capacidade de análise crítica e o comprometimento de nossos estudantes diante de desafios que simulam situações reais da profissão”, comentou.
Por: Raphael Branco