No Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), estudantes do curso de Biomedicina participam da disciplina Integração-Ensino-Trabalho-Comunidade (IETC IV), onde desenvolvem atividades de educação ambiental para aplicarem em visitas semestralmente. Uma delas é aprender sobre importância do descarte correto de resíduos sólidos, assim como resíduos gerados pelos serviços de saúde.
A fim de capacitar os estudantes para questões que envolvem meio ambiente e sustentabilidade, a graduação estimula a construção de composteiras domésticas. A atividade acontece atrelada aos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A composteira doméstica é uma solução sustentável, simples e barata para dar o destino correto aos resíduos orgânicos da cozinha. Assim, todo o material decomposto em um recipiente próprio e fechado pode ser transformado em adubo e chorume com alta qualidade para hortas e jardins.
“Começamos a nossa atividade com construção da composteira, já que cerca de 50% dos resíduos gerados pela sociedade são orgânicos. Em seguida, abordamos a reciclagem de materiais como papel, vidro e plástico, finalizando com o tratamento adequado dos resíduos hospitalares. Atualmente, é fundamental que todo profissional esteja familiarizado com os ODS e os incorpore em sua prática cotidiana”, pontuou o coordenador de Biomedicina, professor Carlos Alfredo Cardoso.
Experiência levada para casa
Ao participar das aulas quando estava cursando o quarto período do curso, a aluna Michely Salomão resolveu criar o mesmo processo de descarte de resíduos orgânicos para usar no dia a dia. Hoje, no sexto período, ela percebe não somente uma mudança no destino do próprio lixo, mas também na forma como compreende o ciclo de reaproveitamento dos resíduos.
"A composteira doméstica não representa apenas uma prática ambiental, mas também um aprendizado contínuo que conecta teoria e prática. Essa experiência reforçou em mim a importância da consciência ecológica e da responsabilidade individual no cuidado com o meio ambiente", disse a estudante.
Relação da disciplina com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A disciplina IETC IV, que trata da construção da composteira doméstica, aborda diversos ODS como: (12) “Consumo e Produção Responsáveis”; (02) “Fome Zero e Agricultura Sustentável”; (13) “Ação Contra a Mudança Global do Clima”; (11) “Cidades e Comunidades Sustentáveis”; (15) “Vida Terrestre”; (06) “Água Potável e Saneamento”; e (04) “Educação de Qualidade”.
A disciplina conta com quatro professores Eduardo Bockmann, Letícia Moreira, Darliane Abreu e Luiz Antônio Pereira.
Sobre a confecção da composteira doméstica, a professora Darliane Abreu demonstrou que durante a atividade os estudantes demonstraram interesse ao participarem com perguntas pertinentes e o compartilhamento das próprias experiências com práticas sustentáveis.
"Pude perceber que a experiência não apenas transmitiu conhecimento técnico, mas também despertou nos alunos uma nova percepção sobre a responsabilidade ambiental e a possibilidade de transformação por meio de pequenas ações", comentou a professora.
Por: Raphael Branco