Na última sexta-feira, dia 29 de agosto, o Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) realizou o seminário Cultura de Paz no Cotidiano Escolar, evento voltado para alunos, responsáveis e professores. No período da manhã e da tarde, houve palestras, apresentações e outras atividades envolvendo alunos da escola.
A programação se estendeu das 9h às 17h30. Pela manhã, o público foi composto em sua maior parte por estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que assistiram a uma palestra com o tema "Uso e Abuso de telas: causas, consequências, possibilidades", com a Dra. Cristiane Pimenta, psiquiatra da infância e adolescência.
Também foi dada uma palestra com a temática "Bullying, responsabilidades e ações", com o comissário de justiça Bruno Soares Miranda. E o encerramento se deu com apresentação do grupo musical Baião das Estrelas, formado por ex-alunos do Ceso.
À tarde, foi a vez dos estudantes do Ensino Fundamental I. Foram ministradas as palestras: "Cenário de Teresópolis: infância e adolescência" com a Dra. Vânia, juíza da Vara da Infância e Adolescência; "Uso e abusos de telas: causas, consequências, possibilidades" também com Bruno Soares e Dra. Viviane Tostes, médica pediatra. O momento ainda contou com uma fala com a comissária de menores, Valéria Tricano.
O encerramento foi feito com uma apresentação do Coral Ceso para os responsáveis e professores da escola.
Olimpíada de Matemática Canguru
Um dos destaques do dia foi a entrega de medalhas para os vencedores da Olimpíada de Matemática Canguru, que uma das mais importantes competições internacionais voltadas ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, envolvendo milhões de estudantes em mais de 80 países.
"Nossa escola participou pela primeira vez desse projeto como uma oportunidade de desafiar e motivar nossos alunos a irem além do currículo tradicional, desenvolvendo competências essenciais para a vida acadêmica e pessoal", explicou a diretora do Ceso, Roberta Franco.
"Os resultados obtidos foram motivo de orgulho e comemoração. Conquistamos medalhas e menções honrosas, reflexo do empenho dos estudantes, da dedicação dos professores e do incentivo constante de toda a comunidade escolar", complementou a psicopedagoga e diretora substituta do Ceso, Márcia Cristina Soares.
Por: Raphael Branco