04/09/2025 21:05:26
No dia 20 de agosto, 44 estudantes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estiveram em São Paulo para visitar o Concrete Show South America 2025, realizado no Expo São Paulo. Acompanhados pelas professoras Eliane Mesquita e Juliana Raimundo, os alunos tiveram contato direto com as principais inovações e tendências do setor da construção civil.
Reconhecido como o maior evento da cadeia construtiva do concreto na América Latina, o Concrete Show reúne anualmente empresários, profissionais, executivos, pesquisadores e estudantes que buscam novas soluções e conexões com empresas nacionais e internacionais de diferentes portes.
Para a professora Juliana Raimundo, a participação dos alunos no evento foi uma oportunidade única de aprendizado. "O Concrete Show é sempre uma oportunidade para os profissionais e estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura terem contato mais próximo com fabricantes, novas tecnologias e maquinários que facilitam a vida da construção. Isso mostra que não precisamos continuar executando obras da mesma forma que fazíamos há 20 ou 30 anos. Hoje, temos avanços que trazem mais qualidade e sustentabilidade para os processos", destacou.
Entre as inovações apresentadas, Juliana ressaltou a impressão 3D em concreto, capaz de tornar as obras mais rápidas, limpas e precisas, além de reduzir desperdícios. Ela também destacou tecnologias como argamassas com fibras para recuperação estrutural, equipamentos de corte e dobra de aço que aumentam a precisão e a segurança no canteiro de obras; e a possibilidade de os estudantes se conectarem com ex-alunos já inseridos no mercado. "É muito legal para eles perceberem que estamos formando profissionais reconhecidos nacionalmente e que também têm essa oportunidade de inserção", completou.
A estudante Luiza Rocha Martins, do 3º período, contou que a experiência marcou sua trajetória acadêmica: "Participar do Concrete Show 2025 foi uma experiência transformadora. O evento reuniu inovações, tecnologias e profissionais do setor, proporcionando uma imersão única no que há de mais moderno no mercado. Vi de perto como a tecnologia está revolucionando as obras e percebi o quanto sustentabilidade e eficiência são centrais para o futuro da construção".
Luiza afirmou ainda que a visita reforçou sua escolha pela Engenharia Civil: "Essa vivência foi um divisor de águas, me deu mais confiança e certeza da minha futura profissão. Saio inspirada e com a convicção de que quero contribuir para uma engenharia mais inovadora, segura e responsável".
Por Giovana Campos