O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), através da Reitoria, publicou na última terça-feira, 2 de setembro, editais para o vestibular do segundo ciclo do último semestre de 2025 para os cursos de graduação. Os documentos apresentam o número de vagas por curso e também formas de ingresso aos interessados em estudar nos diversos polos da instituição.
Disponível para leitura e análise dos detalhes, o Edital de Abertura de Inscrições para o Processo Seletivo se encontra no site institucional do Unifeso, na aba “Documentos” em cada curso contemplado.
Segundo o documento, os interessados podem realizar inscrições, realizar provas e se matricular até o dia 10 de outubro de 2025. A participação no processo seletivo poderá ser feita pela prova de redação ou mediante nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sob aproveitamento de notas com mínimo de 450 de aproveitamento realizada entre os anos de 2016 2024.
Serão oferecidas 400 vagas ao todo para cursos da modalidade EAD, nos formatos on-line e híbrido. Para os cursos on-line serão 280 vagas dentre: Administração; Ciências Contábeis; Gestão e Recursos Humanos; Marketing; e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já para os cursos híbridos serão 120 vagas dentre: Administração e Ciências Contábeis.
Os cursos de graduação são ofertados para os polos de Guapimirim, Magé, Saquarema e Teresópolis; sendo que para os cursos híbridos serão ofertadas novas vagas apenas em Teresópolis.
Inscrição e matrícula
Toda inscrição no processo seletivo por redação on-line ou ENEM será feita exclusivamente no site do Unifeso em: https://www.unifeso.edu.br/. A documentação prévia necessária para abertura do processo consta do envio dos seguintes documentos no formato PDF: cédula de identidade com validade, CPF e comprovante de conclusão do Ensino Médio.
Demais informações podem ser consultadas no edital, assim como detalhes da matrícula.
Outras formas de ingresso no Unifeso
O Unifeso também publicou um edital para o processo seletivo por religamento, reingresso e transferências internas e externas. As modalidades também valem para cada uma das graduações listadas acima.
As inscrições também vão até 10 de outubro, e no edital consta o envio de documentos específicos a depender da forma de ingresso escolhida.
São elas: Reingresso – Diploma ou Certidão de Conclusão do Ensino Superior; Religamento – Cédula de Identidade com validade; e Transferência Externa – Histórico Escolar ou Certidão de Notas da instituição de origem, Conteúdos Programáticos das disciplinas cursadas com aprovação, além da Declaração de Regularidade junto ao ENADE.
De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados a partir da análise curricular da documentação comprobatória das atividades acadêmicas cursadas na instituição de origem, que será realizada pelo coordenador do curso de graduação para o qual o candidato almeja a vaga.
Neste caso, as matrículas também seguem o mesmo período do edital anterior.
Por: Raphael Branco