05/09/2025 17:56:25
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Acessibilidade (NAPPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) esteve presente no XIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e VII Simpósio Internacional de Psicopedagogia da ABPp, realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2025, em São Paulo. A instituição participou ativamente do evento, considerado um dos mais importantes encontros científicos da área, levando contribuições que reforçam seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade no Ensino Superior.
O Unifeso marcou presença em dois momentos do congresso: na mesa-redonda sobre Psicopedagogia no Ensino Superior, com a participação da psicóloga Martza Gomes Fonseca Albuquerque, coordenadora do NAPPA, e na apresentação de um pôster científico, intitulado “Relato de experiência sobre a atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Acessibilidade do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso)”, de autoria de Luana Tarcila Marins Basilio, Luiza Kimie Arume de Souza e Martza Gomes Fonseca Albuquerque.
Representando o Unifeso, Martza destacou a importância de compartilhar as práticas do NAPPA, que se tornaram referência no país. "Foi um momento muito emocionante, representar o Unifeso e divulgar um trabalho tão diferenciado, único e transformador que é realizado pela instituição. O que realizamos aqui quase não é visto em outras universidades, e temos obtido resultados muito satisfatórios na evolução dos estudantes", afirmou.
Durante a mesa-redonda, o público demonstrou interesse especial pelas oficinas e grupos práticos oferecidos aos alunos, além da elaboração de planos individualizados de atendimento, que garantem recursos de acessibilidade adequados às necessidades de cada estudante. Outro ponto de destaque foi o acompanhamento multiprofissional oferecido pelo Unifeso, que envolve fonoaudiólogos, pedagogos e psicólogos.
Para Matza, discutir a Psicopedagogia no Ensino Superior em um congresso de abrangência nacional e internacional representa um avanço. "As práticas de psicopedagogia são muito difundidas na educação básica. Poder discutir sobre a atuação no ensino superior é fundamental para o avanço e melhoria das práticas aplicadas. Ainda temos um caminho longo nesse contexto de inclusão e acessibilidade, mas ouvir e aprender com outros profissionais é sempre enriquecedor", destacou.
A pedagoga do NAPPA, Luana Tarcila Marins Basilio, também representou o Unifeso na apresentação do pôster. Ela ressaltou a relevância do trabalho para valorizar as iniciativas desenvolvidas pelo núcleo. "Mostramos como atuamos para garantir acessibilidade no Ensino Superior, com práticas como adaptações de materiais, intérprete de Libras, uso de tecnologias assistivas e apoio pedagógico especializado. Foi muito enriquecedor trocar experiências com outras instituições e refletir sobre a nossa prática", contou.
Segundo Luana, participar do congresso fortaleceu a compreensão sobre o papel estratégico da Psicopedagogia na permanência e no sucesso acadêmico dos estudantes. "Debater a Psicopedagogia em um evento nacional e internacional é essencial para dar visibilidade à área, valorizar nossa atuação e criar uma rede de trocas. Esse espaço mostra que a inclusão precisa ser pensada para além do acesso, garantindo também a permanência e o sucesso acadêmico de todos", completou.
Por Giovana Campos