12/09/2025 18:10:19
Os cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) completaram 50 anos e, no dia 10 de setembro, essa trajetória foi celebrada em grande estilo. O evento reuniu professores, estudantes, egressos, gestores da instituição e nomes de destaque da área, consolidando meio século de histórias, conquistas e contribuições para o desenvolvimento de Teresópolis e da região.
A noite contou com uma palestra especial de Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata, parceira de longa data do Unifeso, que apresentou o tema “War Games – a estratégia corporativa”, trazendo reflexões sobre inovação e gestão estratégica no mundo dos negócios.
Uma trajetória construída por pessoas
Na abertura da cerimônia, a professora Telma Freitas, coordenadora dos cursos, emocionou-se ao lembrar a relevância desse marco histórico.
“São cinco décadas de histórias, conquistas, desafios superados e, principalmente, de pessoas que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória de sucesso. Mais de 3 mil estudantes confiaram sua formação acadêmica ao Unifeso, construindo seus projetos de vida e levando nosso nome para os mais diversos espaços profissionais e sociais. Celebramos não apenas a história dos cursos, mas também a nossa própria história de vida e formação profissional”, destacou.
A professora Vivian Paim, diretora de Ciências Humanas e Tecnológicas, ressaltou a importância dos cursos de negócios para a região. “Essa comemoração mostra o quanto o Unifeso cumpre sua missão de contribuir para o desenvolvimento regional, um trabalho construído a muitas mãos, que reflete a competência de professores e colaboradores ao longo das décadas”, observou Vivian.
Orgulho e pertencimento
Para Telma Freitas, que também é egressa do curso, o sentimento é de gratidão e orgulho. “Antes de formar profissionais, nós mesmos fomos formados pelo Unifeso. Isso gera um pertencimento muito forte. Há 35 anos tenho a honra de lecionar nesta casa e vejo nossos egressos espalhados pelo Brasil e até fora dele. É emocionante perceber o impacto do nosso trabalho na vida das pessoas e nas organizações”, afirmou.
A professora Valéria Brites, também egressa e ex-coordenadora do curso de Ciências Contábeis, reforçou o quanto os cursos acompanharam as transformações da área. “Ao longo dessas décadas, vimos a evolução da forma de ensinar e de compreender Administração e Ciências Contábeis. Hoje temos cursos atualizados, capazes de acompanhar as mudanças do mundo e de preparar profissionais para diferentes cenários”, disse.
O professor Jucimar André Secchin, que também coordenou os cursos e está na longa lista de egressos de Administração, lembrou da dimensão regional dessa formação. “Nós participamos da formação de gerações de administradores, contadores e empreendedores, consolidando o Unifeso como a melhor escola de negócios da região serrana. Grande parte da média e alta gerência local tem relação com a nossa instituição”, salientou.
Histórias que inspiram
O impacto do Unifeso também pode ser medido pela atuação de seus egressos. Michele Mendes Hiath, diretora de Planejamento da Feso e ex-aluna do curso de Administração, compartilhou sua trajetória. “O curso foi fundamental na minha formação. Depois de formada, tive a alegria de retornar como docente e hoje, na direção de planejamento, vejo ainda mais claramente o quanto esses cursos são importantes para nossa instituição, para Teresópolis e para toda a região”, afirmou.
Da mesma forma, a atual estudante Manuela Maturano, empresária e cofundadora da Vinícola Maturano, destacou a contribuição prática da formação. “Os conhecimentos adquiridos no curso, em áreas como finanças, direito e processos burocráticos, têm impacto direto no meu dia a dia como empresária. Essa base faz toda a diferença para empreender no Brasil”, disse.
Parceiros estratégicos
A Alterdata, uma das maiores empresas de software de gestão do país, tem forte vínculo com o Unifeso. Durante o evento, seu presidente, Ladmir Carvalho, destacou a importância dessa parceria. “Grande parte dos nossos colaboradores são egressos do Unifeso. Essa formação de alto nível fortalece as empresas locais, melhora nosso ecossistema e contribui para o desenvolvimento regional. É uma honra estar junto nessa história de 50 anos”, ressaltou.
Por Giovana Campos