23/10/2025 13:21:51
O curso de Enfermagem marcou presença de forma expressiva no Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Confeso) com uma programação repleta de atividades práticas e interativas. A participação ativa das ligas acadêmicas foi um dos grandes diferenciais, demonstrando o envolvimento e a dedicação dos estudantes em ações que aproximam teoria e prática profissional.
Entre os destaques, o minicurso “Acidentes domésticos: o cuidado de enfermagem nas queimaduras” atraiu a atenção dos participantes pela relevância do tema e pela troca de experiências entre profissionais e alunos. A atividade contou com relatos reais dos professores Adalto de Andrade Ferreira e Antonio Carlos de Souza Ribeiro, que compartilharam situações vivenciadas no cotidiano da enfermagem e abordaram os cuidados essenciais nos casos de queimaduras.
A estudante Gabriela Priso, do terceiro período, vice-presidente da Liga de Feridas Curativas e também do Diretório Acadêmico de Enfermagem, contou sobre o desafio e a satisfação de participar da organização das atividades.
“A gente precisa colocar em prática muito mais do que aprende na faculdade. Há todo um cuidado em lecionar, em passar o conhecimento e também em gerenciar as equipes. No nosso minicurso, por exemplo, participaram quatro ligas acadêmicas, cada uma com cerca de 13 alunos e professores orientadores. É um grande desafio organizar tudo isso, mas quando vemos os alunos felizes e tudo acontecendo, vale muito a pena. Eu amo o mundo acadêmico, a pesquisa científica e a docência. Estar envolvida nisso é o que me faz permanecer, apesar de qualquer dificuldade”, contou Gabriela.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Selma Vaz, o Confeso é um espaço transformador, que ultrapassa os limites de um evento científico. “O Confeso é mais que um Congresso Científico, é um momento de encontros, reencontros e descobertas de novos direcionamentos das ciências e das humanidades. É uma oportunidade de formar redes, de vivenciar a interprofissionalidade entre os cursos do Unifeso, de receber profissionais e estudantes de outras instituições e da Rede de Atenção do município e fora dele. É um congresso que tem seu foco na pesquisa como ferramenta que amplia o horizonte de todos que dele participam.”
Por Giovana Campos