17/12/2025 11:14:10
Atualizado em 17/12/2025 11:15:38
Em busca de demonstrar as práticas da musculação como forma de auxiliar no emagrecimento e prevenir lesões em homens e mulheres, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) promoveu, no último sábado, 6 de dezembro, um curso com o professor Tiago Chaves, uma das referências nacionais na Cinesiologia e Biomecânica.
Voltado para estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, a Clínica Prática de Musculação Aplicada ao Emagrecimento e à Prevenção de Lesões, aconteceu durante todo o dia no campus Quinta do Paraíso.
Para quem esteve presente nessa atividade, foram abordados diversos temas que impactam a saúde por meio dos exercícios físicos: a relação entre sobrepeso e obesidade; doenças cardiometabólicas; avaliação e diagnóstico com foco na prescrição de exercício físico; lesões comuns na população com sobrepeso e obesidade; e técnicas de exercícios de musculação voltadas ao emagrecimento.
"Tivemos inicialmente uma apresentação do conteúdo teórico. Porém, a aplicabilidade prática dos conceitos teóricos sempre foi contextualizada no decorrer da apresentação. A segunda parte da aula foi 100% prática, e todos os conceitos foram discutidos e demonstrados na sala de musculação da universidade", disse o professor Tiago Chaves.
A aluna Simone Mota, do 6ºperíodo da graduação em Educação Física, disse que o curso "conseguiu unir de forma clara a teoria e a prática, trazendo ajustes pontuais e muito relevantes na execução dos exercícios mais comuns de membros inferiores e superiores, que realmente fazem a diferença".
Pesquisa aponta população brasileira com grande número de sobrepeso e obesidade
De acordo com o relatório do Atlas Mundial da Obesidade 2025, da Federação Mundial da Obesidade, aproximadamente um a cada três brasileiros vive com obesidade. Pior, metade da população não pratica atividades físicas com a regularidade recomendada.
A pesquisa revela que, no Brasil, 68% da população convivem com o excesso de peso e, dessas, 31% têm obesidade e 37% têm sobrepeso. O documento ainda projeta que o número de homens com obesidade até 2030 pode aumentar em 33,4%. Entre as mulheres, a porcentagem pode aumentar para 46,2%.
"A musculação é considerada um tratamento não farmacológico e não deve ser negligenciado", apontou o professor Tiago Chaves.
A importância do curso diante desse contexto
É nesse cenário que o profissional de Educação Física desempenha um papel fundamental na prescrição segura do exercício físico, atuando na promoção da saúde e também na prevenção e reabilitação de lesões decorrentes do excesso de peso e do sedentarismo.
Por: Raphael Branco