06/02/2026 12:36:18
Atualizado em 06/02/2026 12:39:42
Com cores, história e muita alegria, o Bloco Bebe Rindo promete transformar o Carnaval de Teresópolis em uma grande celebração pelos 60 anos da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso). Em 2026, o bloco realiza o seu 49º desfile, levando para a avenida fantasias especiais que contam, em forma de alas, a trajetória da instituição que nasceu e cresceu junto com a cidade.
À frente da bateria estará Mestre Vini Lemos, que comanda a bateria do MedTerê e também atua como diretor de bateria da Unidos da Viradouro. Ele antecipa o clima de festa que vai tomar conta da cidade.
"No dia 13 vamos comemorar os 60 anos da Feso com o Bloco Bebe Rindo. Eu vou estar no comando, com muitos ritmistas também da Viradouro, levando vários instrumentos para alegrar Teresópolis. Espero todos", convida. O enredo ganha vida com um samba que já pode - e deve - ser decorado pelos foliões antes do desfile. A letra celebra a origem, a união e o legado da Feso:
"Não viemos pra cá, nascemos aqui, Feso 60 anos
Não viemos pra cá, nascemos aqui, Feso 60 anos muita história pra se ouvir
Não viemos pra cá, nascemos aqui é o Bloco Bebe Rindo é carnaval vamos sorrir
A união que faz a força, a trajetória coletiva vive aqui
Deixando na cidade suas marcas um legado pra seu povo aplaudir
Gigantes que ergueram essa história, visionários que deixaram por aqui
Saberes que constroem o mundo, uma sociedade melhor
Cuidar é um ato de amor, uma linda missão
Futuro em tempo real a inovação chegou
A arte pulsa aqui educação pra transformar
Nos bastidores do saber tem toda uma equipe trabalhando por voce
Onde a vida recomeça todo dia, da infância ao futuro
Como o coração da nossa bateria
Samba, suor, memória e emoção."
(Ed Galdino )
Um compromisso com a sustentabilidade e com a valorização da cultura popular
A narrativa do desfile homenageia diferentes capítulos da história da Feso, sua relação com Teresópolis e o impacto gerado nas áreas da educação, da saúde, da cultura e da inovação. As fantasias, criadas a partir do reaproveitamento de materiais de grandes escolas do Carnaval carioca, reforçam o compromisso com a sustentabilidade e com a valorização da cultura popular. Elas são fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Feso Pro Arte, a Academia da Cultura Popular e o projeto Sustenta Carnaval, iniciativa que reaproveita materiais de desfiles do grupo especial da Marquês de Sapucaí. Segundo Edenise Antas, diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte, a ação une impacto ambiental, pedagógico e cultural.
"Em 2025, compramos uma tonelada e 400 quilos de fantasias, retirando esse material do descarte e promovendo a mitigação de carbono no meio ambiente. Essas fantasias não são vendidas: elas são usadas no desfile, geram alegria e depois retornam como figurino, cenografia e material pedagógico. É sustentabilidade ambiental, financeira e cultural caminhando juntas", destaca.
Além de celebrar o passado e o presente da Feso, o desfile também aponta para o futuro. A proposta integra um projeto maior de fortalecimento do Carnaval como atividade cultural permanente, com a criação de uma escola de Carnaval, cursos livres ao longo do ano e parcerias com instituições como a Universidade do Carnaval de Maricá, escolas de samba do grupo especial e cursos de graduação e pós-graduação do Unifeso. "Carnaval não é uma festa de poucos dias, é uma festa de ano inteiro", reforça Edenise.
Participe do bloco
O desfile acontece no dia 13 de fevereiro, das 19h às 23h, com concentração na Avenida Delfim Moreira (em frente à Padaria Império) e dispersão no Parque Regadas. Para participar, os foliões devem se cadastrar pelo formulário https://bit.ly/4qLy9Ug.
O Kit Abadá (camisa, arco e bermuda) custa R$ 40, com 50% de desconto para gestores, professores, estudantes, técnicos administrativos e parceiros da Feso. As fantasias por ala serão disponibilizadas em regime de empréstimo, sem custo. Todo o valor arrecadado será revertido em fraldas geriátricas, destinadas a asilos de Teresópolis.
Por Giovana Campos