29/08/2025 12:25:43
No começo de julho deste ano, a equipe de cirurgia do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) participou de uma viagem voluntária à cidade de Monte Alegre (PA) para atender a população ribeirinha da comunidade Calvário, às margens do rio Amazonas. A viagem aconteceu em parceria com o Barco Hospital Papa Francisco, que oferece uma série de ações em saúde na região.
O grupo foi formado pelo médico cirurgião Dr. Carlos Ramos Maggioni e as residentes Ana Luíza Ramos e Gabriela Cordeiro. Ao todo foram realizados cerca de 50 atendimentos, entre procedimentos cirúrgicos, avaliações e orientações.
Entre os dias 3 e 10 de julho, os três profissionais estiveram juntos no barco compartilhado com outros profissionais de diferentes especialidades médicas de todo o Brasil e em contato direto com os ribeirinhos. A exuberância da natureza e o isolamento de recursos básicos para as pessoas que vivem às margens do rio, causaram uma aproximação com as diferentes realidades do povo brasileiro.
“A vida ribeirinha gira em torno do rio, tudo acontece pelos barcos. O trabalho é exaustivo, mas o sentimento compensa. Aqui, nos grandes centros, se o paciente não encontra um médico, acha outro. Lá, muitas vezes, somos os únicos. A chegada da equipe muda completamente a vida dessas pessoas, e isso nos dá um prazer imenso”, contou o Dr. Carlos Ramos Maggioni.
A ida do trio do HCTCO até a Região Norte do país se deu através da Fraternidade São Francisco de Assis, que inaugurou a embarcação em 2019. Adaptado para acomodar toda a tripulação e receber os pacientes, o Barco Hospital Papa Francisco conta com: centro cirúrgico, consultórios médicos e odontológicos, laboratório e farmácia.
Pela primeira vez no voluntariado, a residente Ana Luíza Ramos conta que ficou impressionada com a qualidade dos equipamentos disponíveis para consultas e exames como: Raio-X, ultrassonografia, mamografia, ecocardiograma, entro outros.
“Fiquei impressionada com todo o material necessário para os procedimentos, além de uma equipe extremamente comprometida. Foi uma experiência única, tanto no aspecto profissional quando pessoal, que levarei para sempre”, compartilhou ela.
Mais de 2.600 atendimentos médicos à população ribeirinha
Ao longo dos dias com o barco atracado na comunidade Calvária, em Monte Alegre (PA), os voluntários da embarcação realizaram um total de 2.600 atendimentos médicos dentre diferentes especialidades.
Os três profissionais do HCTCO, contribuíram com esse número, realizando cerda de 50 atendimentos de baixa, média e alta complexidades. Foram 43 cirurgias para casos de hérnias, vesículas e também retirada de cistos e lipomas.
Sempre supervisionadas pelo Dr. Carlos Ramos Maggioni, as duas residentes fizeram a triagem de cada paciente para avaliação de quais deles seriam elegíveis para determinado tipo de procedimento cirúrgico.
Compartilhando a experiência
Na última sexta-feira, 22 de agosto, o trio participou da Sessão Clínica do HCTCO, quando puderam relatar todos os desafios e aprendizados que tiveram ao longo da jornada no Barco Hospital Papa Francisco.
Durante o encontro eles relataram a realidade daquele povo, que espera entre seis meses e um ano por uma consulta básica. Assim, sabendo da chegada do barco no rio Amazonas, essas pessoas viajam horas e até mesmo dias para conseguir o atendimento.
“O mais marcante foi a autonomia que tivemos. Para nós residentes, foi um aprendizado imenso. É muito gratificante ver que conseguimos contribuir de forma tão concreta para a saúde de pessoas que, muitas vezes, aguardam meses ou até mesmo anos por atendimento”, comentou Gabriela Cordeiro.
Interessados em participar do projeto como voluntários podem obter mais informações e se inscrever no site oficial dos responsáveis pelo barco em: http://www.franciscanosnaprovidencia.org.br/associacao/nossasobras_detalhes/66/Barco-Navio-Hospital-Papa-Francisco.
Por: Raphael Branco