Na última sexta-feira, 17 de outubro, o Teatro Feso recebeu representantes da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e profissionais do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) para um evento de celebração ao Dia do Médico. A cerimônia contou com apresentação da Orquestra Feso Pro Arte.
Comemorado anualmente em 18 de outubro, a data foi marcada por uma noite dedicada a agradecer pelos serviços prestados por todos os médicos da instituição que se dedicam no cuidado à população que busca atendimento de qualidade, no dia a dia.
Na abertura do evento, subiram ao palco o presidente da Feso, Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra; o diretor-geral da fundação, Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes; e a diretora-geral do HCTCO, Dra. Rosane Rodrigues Costa. Todos proferiram um discurso emocionado relembrando as transformações da instituição ao longo dos anos.
“Hoje é dia de festa. Nossos médicos e nosso hospital próprio de ensino destacam tudo aquilo que foi construído com muito trabalho, dedicação e profissionalismo. Os valores que a sociedade atribui ao nosso serviço, são ainda maiores internamente dentre nossa equipe médico”, destacou o Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra.
“Parabenizo todos os médicos que se formaram no nosso centro universitário e trabalham na instituição, contribuindo com o crescimento do nosso hospital. Cada um de vocês é uma peça fundamental para que sejamos e sirvamos melhor nossa sociedade”, pontuou o Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes.
Enquanto que a Dra. Rosane Rodrigues Costa pontuou as características que distinguem os profissionais médicos. “Esse dia marca o compromisso que assumimos quando escolhemos fazer Medicina. Se trata de uma escolha que envolve compaixão, escuta e humanidade. Enquanto diretora do hospital, posso dizer que temos uma equipe muito comprometida e de excelência em cada área de atuação”, ressaltou.
Profissionais formados no Unifeso
Grande parte dos médicos atuantes no HCTCO são egressos do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). No hospital próprio de ensino, os futuros médicos têm a oportunidade de praticar em situações reais o que é aprendido em sala de aula, com contato direto com os profissionais.
Esse ponto foi abordado peça diretora de ensino do HCTCO, Dra. Tatiana Simões. “É uma data muito significativa para todo mundo que um dia sonha em ser médico. Ao longo dos anos temos criado essa cultura de comemoração dentro da Feso. Pelo fato de ser uma profissão muito pesada, que lida com questões densas, é preciso esse momento de pausa e celebração”, comentou.
“Hoje nosso hospital é o berço da formação de novos médicos. Temos o privilégio de trabalhar ao lado de colegas também formados no Unifeso que se transformaram em médicos brilhantes, e fazemos parte dessa história importante não somente para nós, mas também para a cidade”, disse também a diretora assistencial do HCTCO, Dra. Julia Mendes.
Por: Raphael Branco