08/12/2025 17:42:54
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) dá um passo a mais para permitir que cada estudante escreve sua própria história. A partir do ano letivo de 2026, estará aberta a primeira turma para o novo curso de pós-graduação em Atuação Fisioterapêutica na Terapia Intensiva. O curso será no formato híbrido com duração de 360 horas.
Voltado para formados em Fisioterapia, o curso de especialização permitirá ao profissional a atuação em diferentes áreas como: hospitais públicos e privados, clínicas especializadas em reabilitação hospitalar, home care, centros de reabilitação pís-UTI, ensino e pesquisa na área da Fisioterapia intensiva.
De acordo com a coordenação do curso, o Brasil possui um mercado de trabalho com alta demanda por profissionais especializados e que atuam de forma fundamental na reabilitação clínica de pacientes das mais variadas condições de saúde.
Deste modo, o fisioterapeuta intensivista é um profissional essencial na equipe multidisciplinar da UTI, atuando na manutenção e recuperação das funções respiratórias, motoras e funcionais dos pacientes em estado crítico.
Sobre o curso
No Unifeso, a pós-graduação em Atuação Fisioterapêutica na Terapia Intensiva será ofertado em 12 módulos de 30 horas, somando 360 horas totais. Na modalidade híbrida, cada módulo terá uma aula ao vivo de 2 horas por semana com exposição do conteúdo programático, além de encontros presenciais de 8 horas a cada 15 dias para atividades em cenários de prática e avaliações de caráter formativo e somativo.
Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail posgraduacao@unifeso.edu.br.
Vestibular geral 2026
O Unifeso já está com o vestibular 2026 aberto com inscrições para todos os cursos de graduação do centro universitário.
Ao todo, somam-se mais de duas mil vagas distribuídas entre diversas opções de graduação.
Os cursos na modalidade EaD, oferecidos nos polos de Guapimirim, Magé, Saquarema e Teresópolis são: Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o novo curso de Inteligência Artificial.
Os cursos semipresenciais, oferecidos em Magé, Saquarema e Teresópolis são: Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Pedagogia.
E ainda os cursos presenciais, oferecidos somente em Teresópolis são: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
As formas de ingresso variam entre processo seletivo via redação on-line ou pela nota do Enem (exames de 2016 a 2024), sendo necessário obter o mínimo de 450 pontos na redação.
Também há outras formas de ingresso, como transferência externa e interna, reingresso e religamento.
Por: Raphael Branco