15/12/2025 16:43:29
Atualizado em 16/12/2025 10:27:27
Em reforço ao compromisso com a Cardiologia do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) recebe o credenciamento para o programa de Residência Médica em Cardiologia pela primeira vez. Com duração de 2 anos, a nova turma se inicia em março de 2026.
Concedido pela Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o programa visa capacitar o médico residente de Cardiologia para desenvolver habilidades cognitivas e práticas que o possibilitam reconhecer, prevenir, tratar e reabilitar pacientes portadores de diversas doenças cardíacas, a partir de raciocínio crítico que permita a aplicação das condutas estabelecidas pela especialidade médica.
O credenciamento do Programa de Residência Médica (PRM) foi possível após visitas técnicas realizadas ao HCTCO pelo Ministério da Educação (MEC), onde foram verificadas as instalações do hospital.
Com supervisão do Dr. Daniel Peralta, a residência durará 2 anos (24 meses) com carga horária de 2.880 horas por ano. O programa terá foco no paciente; no conhecimento teórico e prático; na aprendizagem sob supervisão médica; e no desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação.
"O impacto para Teresópolis e região será extremamente positivo, à medida que vai aumentar o número de especialistas na região e facilitar o acesso ao tratamento das doenças cardíacas, que se trata de uma demanda de todo o país", afirmou o Dr. Washington Milezi, professor de Clínica Cirúrgica no HCTCO.
Infraestrutura do HCTCO em Cardiologia
Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) já dispõe de cenários preparados e em funcionamento para uma residência médica em Cardiologia.
Dentre esses cenários estão: ambulatórios de Cardiologia; risco cirúrgico e arritmologia; Clínica de Insuficiência Cardíaca (CLIC), especializada em tratamento, controle e reabilitação dos pacientes com insuficiência cardíaca.
O HCTCO também conta com o setor de Hemodinâmica, onde são realizados os exames de cateterismo cardíaco, angioplastias com implante de stents, implante de próteses cardíacas e cirurgias cardíacas diversas.
Além de contar com o setor de exames no Centro Médico do HCTCO como: Ecodopplercardiograma transtorácico; Mapa; Teste ergométrico; Holter 24h e Doppler colorido arterial e venoso.
"Esse novo programa de residência médica em Cardiologia só vem a confirmar a presença da nossa instituição na vanguarda da promoção da saúde pública de nosso estado e país", disse o Dr. Washington Milezi.
Por: Raphael Branco