Na última segunda-feira, 9 de fevereiro, egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estiveram juntos para participar de uma palestra realizada por uma representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).
O evento, que ocorreu no auditório do prédio Alice Pereira Nunes, no campus Quinta do Paraíso, serviu de um momento de informação e troca de saberes entre o órgão que representa os profissionais da área com os alunos recém-formados.
Segundo a coordenadora do curso, professora Letícia Thurmann Prudente, o encontro buscou auxiliar a integração entre o Unifeso e o CAU/RJ na orientação sobre o registro profissional, os desafios da inserção no mercado de trabalho e também as responsabilidades técnicas e éticas dessa nova etapa na vida dos egressos.
"Nosso conselho tem a missão de orientar e desenvolver as atividades profissionais, no que tange ao papel social do arquiteto e urbanista. Além de defender a sociedade, o bem viver, e a qualidade do ambiente urbano através da garantia das melhores práticas profissionais", disse a palestrante, Patrícia Fagundes, Gerente Técnica Interina do CAU/RJ.
Expectativas na profissão
Estiveram presentes 11 egressos que puderam compartilhar um pouco mais das expectativas profissionais daqui em diante. Trabalhando há anos em instituições financeiras, Luiz Claudio busca novas oportunidades na área que se graduou pelo Unifeso.
"Ainda estou internalizando esta minha nova fase, mas com certeza vou abraçar a profissão de arquiteto e urbanista. Fiz minha inscrição no CAU e já surgiram algumas possibilidades de outros trabalhos que espero ter sucesso", compartilhou ele.
Sobre o CAU/RJ
Criado pela Lei Federal 12.378 de 31 de dezembro de 2010, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa, financeira e estrutura federativa, que passa a regulamentar as atividades de arquitetura e urbanismo no país. O CAU surge como um interlocutor da sociedade na agenda do desenvolvimento urbano.
Por: Raphael Branco