CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Inscrições para o Vestibular 2020




Visão Geral

A proposta do curso de Jornalismo do Unifeso está inserida no contexto do Plano de Desenvolvimento Institucional para o quinquênio 2018-2022, concretizando o interesse da Instituição em ampliar a oferta educacional na cidade de Teresópolis e sua vizinhança.
É fato que o jornalismo vivencia intensas transformações. Responsável por decidir o que seria notícia e deveria ser propagado como relevante para a sociedade, se vê hoje inundado por recursos e meios que tornam mais fácil, acessível e rápido produzir e difundir sons, imagens e textos.
Redes sociais, telefones celulares e alguns outros dispositivos tecnológicos atuam, primordialmente, na forma como as pessoas acessam e interagem com informação e constroem opiniões. Essas questões de contextos e contingências afetam diretamente o fazer jornalístico e empresas de comunicação mais tradicionais, com notícias e críticas compartilhadas, curtidas e comentadas que fizeram a profissão ultrapassar os muros acadêmicos e estar próxima de pessoas das mais variadas faixas etárias e formações. Entretanto, esse contexto resultou em uma série de movimentos que reivindicam a produção jornalística mais independente e focada em interesses coletivos.
A mudança no modo de produção de informação e de seu consumo está contemplada em todo o percurso formativo de forma que contemple os mais jovens – nativos digitais – e os mais adultos – migrantes digitais - que ingressem no curso. Se a tecnologia acelera registros e divulgação da informação, inibe o tempo de reflexão. Isso faz crescer o grau de exigência no preparo dos profissionais que registram, escrevem, criticam, editam, enquadram, filmam, diagramam e divulgam a notícia nos mais diversos suportes.
Vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais, o curso de Jornalismo, de caráter inter e multidisciplinar, se une aos demais nos esforços para analisar criticamente os condicionantes históricos e sociais que marcam a construção do conhecimento, pensar sobre a ambiguidade e complexidade do tempo presente, avaliar a importância da leitura e da produção textual, com foco na produção de práticas e diagnósticos que aprimorem caminhos e construções profissionais na área.
 


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